A nossa história

A Escola Ciência Viva de Bragança (ECVB) é um projeto educativo do Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB), que funciona com as ideias das CRIANÇAS!

Integra, desde 2018, uma Rede de Escolas Ciência Viva que teve início, em 2010, com a Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento- Ciência Viva. Esta foi a primeira escola com crianças do 1.º ciclo a funcionar num centro de ciência em toda a Europa.

Foi oficialmente apresentada, em Bragança, em junho de 2018 no auditório da Casa da Seda, pela Dra. Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva; pelo Dr. Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança e presidente da Direção do Centro Ciência Viva de Bragança e pela Eng. Ivone Fachada, diretora do Centro Ciência Viva de Bragança. Os representantes dos três Agrupamentos de Escolas de Bragança e demais parceiros, compareceram e comprometeram-se a apoiar a ECVB, mediante assinatura de protocolo.

Os professores Alexandra Vaz e Rui Machado, em regime de destacamento no CCVB, apoiados diretamente pela diretora do CCVB Ivone Fachada foram os responsáveis pela idealização e implementação da ECVB no ano letivo 2018/2019. No ano letivo 2019/2020 o professor Rui Machado foi substituído pela professora Jacinta Eugénio e no ano letivo de 2020/2021 integrou a equipa a professora Filomena Gomes.

PARCEIROS

O projeto Escola Ciência Viva de Bragança conta com o apoio de várias entidades: Agência Nacional Ciência Viva, a Câmara Municipal de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança, os Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal, Emídio Garcia e Miguel Torga, o Colégio de Santa Clara, o Colégio do Sagrado Coração de Jesus, a Escola Dr. Diogo Sá Vargas e o Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte.

Uma grande equipa que tem desenvolvido um excelente trabalho!

DESTINATÁRIOS

Todas as crianças e docentes de 4ºano e de 3ºano das escolas do meio rural, de TODAS as escolas do concelho de Bragança, têm a oportunidade de participar na Escola Ciência Viva. Até hoje já frequentaram este programa 965 crianças e 80 docentes! Magnífico!

MISSÃO E VALORES

A principal missão da Escola Ciência Viva é apoiar escolas e docentes na educação formal de crianças do 1ºciclo, principalmente a nível  das ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes. Por isso trabalhamos todos de forma colaborativa e investigativa no sentido de fazer sempre melhor.

"Todos somos importantes, diferentes e sabemos muitas coisas. Devemos respeitar-nos a nós próprios e aos outros, proteger a natureza e o ambiente, contribuir para uma sociedade mais justa e feliz."

Alexandra Vaz